segunda-feira, 14 de julho de 2014

SER HOMOSSEXUAL É TRAVAR 4 LUTAS...



Este segundo depoimento é de meu grande amigo Felipe, que agradeço sempre pelo apoio e incentivo em lutarmos pelo combate à homofobia.   
Surgiu de nossas conversas a ideia de projetos, palestras, este blog e grupos para que homossexuais, suas famílias e amigos pudessem tirar suas dúvidas e entender que homossexualidade não é doença e que respeito é fundamental.

FELIPE BRANDT 

        Ser homossexual é travar 4 lutas: a primeira é contra a sociedade, e é com os colegas de classe que tomamos por base como é a mentalidade do nosso meio, afinal filhos são um reflexo dos pais, é bem provável que seus colegas descubram que você é gay antes de você mesmo. A segunda luta é contra Deus, melhor, contra a imagem dos homens que falam em nome dele. A terceira é contra si, a aceitação. E a quarta é com a visão da família.
        No início já passei por todos aqueles adjetivos pejorativos imagináveis e raras vezes me deixei abalar, pois o pensamento que vinha a minha cabeça eram sempre os mesmos: onde exatamente eu ser homossexual vai interferir na vida de outra pessoa que não seja também homossexual? Mas a que mais me divertia era: por que essa pessoa se preocupa tanto com o fato de eu ser ou não gay?
      Felizmente não houve restrições em minha família, o maior medo deles sempre foi o que eu poderia enfrentar fora de casa, mas isso eu acho que é uma preocupação que todos os pais carregam. Mas pior são os que deixam de viver plenamente, abrindo mão de uma família, filhos, e passam a criar personagens, viver uma vida dupla e desgastante por medo da sociedade.
      Falei com uma amiga minha esses tempos e ela, imagino eu, na casa dos 65 anos, disse que ia viajar e aproveitar mais porque tinha no máximo ainda 15 ou 19 anos e desses uns 10 com relativa qualidade de vida, isso segundo a expectativa de vida. Aquilo me fez pensar e me arrepender dos 2 anos que eu não fui honesto comigo e com parte do que eu sou, porque ser homossexual não te define por completo, é uma milésima parte de tudo que você é e que completa o teu caráter.
       Penso que a única coisa que falta para cessar com a homofobia é um acesso maior a informação e a desmistificação desse assunto que nasceu junto com a humanidade, afinal a homossexualidade é uma das manifestações da sexualidade humana e nada mais.

- Qual a importância de um trabalho de conscientização contra o bullying homofóbico nas escolas e sociedade em geral?
      Acho importante o trabalho de conscientização do bullying como um todo, pois o respeito com o próximo diante de qualquer diferença é básico. Mas se formos pensar no Bullying homofóbico, temos um precedente que o torna de certo relevante. A criança ou o adolescente nessa época está começando a solidificar seu caráter e ainda está aceitando certos pontos da sua sexualidade, e esse é um assunto que ainda é tratado com certo desconforto, por mais avançada que pareça ser nossa sociedade.
    Sendo que o adolescente com medo da reação dos pais ou da reprovação dos amigos, acaba por não ter a quem recorrer, e nos casos mais graves vemos pessoas que dão um fim em suas próprias vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário